01 fevereiro, 2012

Ilustração (Juanribe Pagliarin) - A alegria vem pela manhã

30 janeiro, 2012

Um profeta Moldado por Deus!!

Assim que saiu da presença de Acabe, Elias partiu para um lugar esmo, junto ao ribeiro Querite, onde seria sustentado por Deus. Ali no deserto, longe dos holofotes, das multidões e dos aplausos, no silêncio e na solidão, onde ninguém poderia interronper e atrapalhar suas conversas com Deus, o profeta receberia maravilhosas lições e seria preparadoo para enfrentar desafios ainda maiores, sendo um agente de milagres e de restauração para uma viúva que vivia em Sarepta e, posteriormente, para todo Israel. "SUSTENTADO POR DEUS!!  Diz o texto bíblico, que saindo da presença de Acabe, Elias fez o que o Senhor tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou lá. Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho (1 Reis 17.5,6). Impressionante! Como explicar o inédito e exclusivo fato na história da humanidade de existirem corvos que tenham trabalhado como garçons? Todo mundo sabe que essas aves são extremamente cruéis e carnívoras ( com fome, podem devorar os próprios filhotes), contudo não comeram o almoço do profeta. Isto não é impressionante? Aliás quem teria preparado o almoço? O trabalho dos corvos nos ensina que o nosso Deus tem o controle absoluto sobre todas as coisas. É uma maravilhosa maneira de Ele nos dizer:
"Descansem, deixem tudo comigo. Eu cuido de vocês, dos seus sonhos e de seus familiares. Estou no controle de tudo. Suprirei suas necessidades mais básicas! Quem sabe você esteja passando por um deserto tão terrível quanto o do profeta Elias? Deus o levou para este lugar, a fim de ensiná-lo a confiar, a descansar e a esperar com paciência no infalível amor dele. Quem sabe você também esteja aprendendo estas maravilhosas lições neste exato momento de deserto?  Elson de Assis.

13 janeiro, 2012

Nada pode calar um adorador ( Legendado)

24 dezembro, 2011

Deus é o verdadeiro Rei de Israel!!

Com certeza, Acabe temeu e tremeu tanto que, na hora, nem esboçou reação contra Elias. Mas, partindo Elias conforme a orientação de Deus (IReis 17.2). com certeza, Acabe se indignou pelo fato de aquele "louco" conseguir chegar até ele, o rei de Israel, e falar daquele jeito. Isso não era admissível!
Não poderia tornar a acontecer! Uma coisa era certa: cabeças iam rolar, e aquele homem teria de ser sumariamente executado como exemplo para quem se atrevesse a confrontar o rei. Imagino que, se Acabe tivesse uma nova oportunidade, talvez perguntasse a Elias: _Quem você pensa que é, vindo aqui?_ Sou Elias, de Tisbe, profeta do Altíssimo! _ responderia. _Elias? Filho de quem mesmo? De que aldeia? Tisbe? Onde fica isso? Não me faça perder tempo com besteira religiosa! Estou vendo que você usa uma capa de profeta...Como entrou aqui?_ Não importa como. Vim aqui em nome do Senhor dos Exércitos, o verdadeiro e único Deus de Israel, o Deus de seus pais, a quem você abandonou, passando a adorar um ídolo vil! Vim lembrá-lo de seus pecados e anunciar o juízo divino previsto na lei sagrada. Não haverá chuva. A terra secará e nada produzirá. Haverá fome, miséria, tristeza e lamento, e a nação empobrecerá muito até que reconheça sua apostasia e volte-se para Aquele que a tirou com mão forte do Egito e a introduziu nesta terra. Por que você não se arrepende, converte-se dos seus maus caminhos e volta-se para Deus, Acabe? _responderia Elias. _ Não sei como você chegou aqui; contudo, antes de matá-lo, vou lembrar-lhe uma coisa: já mandei matar muitos como você, e esse seu Deus nunca me fez nada. Não perco as minhas batalhas. Tenho vencido todos os meus inimigos, incrusive reis. não conheço esse tal do Senhor dos Exércitos nem o temo. E você, para mim, não passa de mais um profetinha do qual vou dar cabo. Sou o rei! Mando e desmando! Não será um sujeitinho com uma capa, vindo do nada e filho de ninguém, que vai me dizer o que devo ou não fazer. além disso, tenho Baal e Astarote a meu favor! Eles garantirão chuvas e colheitas abundantes! _ Você é rei sobre Israel, mas só o Altíssimo é o verdadeiro Soberano desta nação e de todas as demais! E, tão certo como vive o Senhor, perante cuja face estou, afirmo que nestes anos nem orvalho nem chuva averá, senão segundo a minha palavra. Este será o primeiro castigo de Deus para punir você, sua devassa mulher e todo o povo que tem se prostituído com vocês, adorando falsos deuses. Grandes serão a fome e o sofrimento. E todos saberão que só o Senhor é Deus. Elson de Assis.

11 dezembro, 2011

O Juízo Divino!!

Elias adentra no palácio e chega á presença do arrogante rei Acabe sem ser impedido nem anunciado.
Esse presunçoso rei tinha de entender que, mais cedo ou mais tarde, ele e sua satânica mulher prestariam contas ao Altíssimo. Acabe tinha de ser confrontado e punido, a fim de ter a oportunidade de arrepender-se de seus terríveis pecados. Qual não deve ter sido o espanto, o temor e a surpresa de Acabe ao ouvir um profeta sem extirpe real chegar até e, com autoridade, ousadia e uma voz que penetrava até a sua maligna e obscurecida alma, completamente dominada pela maldade, a ganância e a devassidão, afirmar:_
Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra(IReis 17.1)
Esse era um golpe certeiro na crença absurda em Baal, um ídolo cananeu adorado como o deus do céu, da chuva e dos trovões. Essa crença foi implementada em Israel por Jezabel. O culto a este ídolo visava á fertilidade da terra e das mulheres, colheitas abundantes e uma prole numerosa_símbolos de riqueza e prosperidade, aprovação divina.
Ao declarar que, a partir daquele momento, por causa de sua própria palavra, o verdadeiro Senhor de Israel fecharia os céus, a terra não veria chuva por longos anos, e consequentemente haveria fome e miséria,
Elias tripudiou de Baal, divindade em que o tolo Acabe havia depositado sua confiança, substituindo o culto ao Deus verdadeiro pelo culto a um fraude.  Elson de Assis.

30 novembro, 2011

Um Profeta a Serviço de Deus!!

Tolos, eles nem de longe imaginavam o que aconteceria. Elias não estava ali para satisfazer o seu ego e muito menos a sua vontade. Estava ali em nome do Senhor dos Exércitos, do Deus de Abraão, Isaque e Jacó! E, sob o comando dele, o impossível é apenas um detalhe. O Senhor sempre nos surpreende com sua maneira de agir e fazer os milagres acontecerem. Destrói os inimigos, livra-nos dos perigos. E não há ninguém que possa impedir o agir dele em nossa vida. O nosso Deus é soberano.
É o Senhor dos Exércitos. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente(Hb 13.8). Á medida que o profeta se aproximava, o espanto, a perplexidade e o temor iam tomando o espírito dos valentes guardas._
_Há algo diferente nesse homem! Não estou gostando nem um pouco! Estou sentindo um negócio estranho! _Eu também!_Também estou!_ E eu!_Quem é ele? _Quando Elias chega mais perto, os soldados, de forma inexplicável, sobre natural, são contidos pelo poder de Deus. Não emitem uma palavra. Não esboçam uma reação. Ficam totalmente impotentes. Conforme Elias avançava, os soldados iam abrindo caminho. Assim age o nosso Deus! O Senhor dos Exércitos é o seu nome! Ele é o grande El- Shaddai!    Elson de Assis.

17 novembro, 2011

Um Encontro no Palácio!!

A Bíblia não dá detalhes de como nem de onde ocorreu o primeiro encontro entre Elias e acabe; encontro no qual o profeta avisou ao rei que, por causa da apostasia e idolatria de Israel, não haveria chuva sobre a terra até que dissesse o contrário, Mas esse encontro pode ter sido no palácio real, apesar do forte esquema de segurança que cercava o rei e do decreto de morte que ameaçava todos os profetas de Deus. Imagine a cena. Os guardas fortemente armados, com as suas armaduras, lanças, espadas, escudos e outras armas usadas na época, guardando o local onde Acabe estava e, de repente, um dos soldados assustado e surpreso diz: _Mas o que é aquilo? _ Aquilo o que? _Perguntaram seus atônitos companheiros que não viam nada além de um deserto escaldante._ Aquilo que está vindo em nossa direção. Vem do norte; vocês não estão vendo? Parece um...Não, é um homem!_ Insiste o guarda._Um homem! Onde? Não estamos vendo absolutamente nada! Você está vendo miragens por causa do sol quente!_ Alegam os demais._Se vocês não conseguem ver, não posso fazer nada; o fato é que eu vejo. E digo mais: Ele tem uma capa!_ Esclarece._Capa de que côr? Ah, você bebeu o que, rapaz? Quem é o louco que vai enfrentar este deserto a esta hora do dia?_ Debocham os incrédulos soldados. _ Marrom, e é uma capa de profeta! Parem com esse descanso. Não bebi nada! Vocês é que estão enxergando pouco! Olhem bem! _Rapaz, é mesmo! Agora também vemos. É verdade, prepare-se, pois vem alguém em nossa direção. Atenção! Reagrupar! Em prontidão! Cerrar fileiras! Ninguém pode passar! Arcos a flechas! _Eu não falei? Ele tem uma capa! _È mesmo, e parece ser capa de profeta! _ Mas, não pode ser! Quem seria louco o bastante para vir até aqui vestido como profeta de Deus, sabendo que Jesabel e Acabe tem feito aos profetas do Senhor._ Não me interessa, só sei que ele vai virar banquete de abustre. Ele é um cadáver, mas ainda não sabe! Elson de Assis.

11 novembro, 2011

O primeiro Confronto!!

A Bíblia não dá detalhes de como ocorreu todos os embates entre o profeta Elias e o presunçoso rei Acabe.
Mas podemos imaginar o que Elias teve de superar para chegar á presença de Acabe que, por sua vez, não queria nem ouvir falar deste, muito menos de receber visita de um profetinha sem estirpe real que o criticava publicamente. Creio que a ordem geral era: "não incomodem o rei com esses fanáticos religiosos. resolvam a questão aí mesmo, na entrada da cidade. Ninguém entra sem a autorização do rei". Para Acabe, profeta do altíssimo bom era profeta morto. por decreto real, os profetas de Jeová tinham de ser mortos! Creio que o chefe da guarda e os capitães do exércitos de Acabe tomaram todas as precauções necessárias para que nenhuma pessoa ou problema perturbasse o arrogante e cruel rei Acabe.
Imagine a qualidade de soldados bem adestrados e fortemente armados que faziam parte do exército do rei. Isto sem contar o enorme contingente da guarda palaciana. Esses eram apenas alguns dos obstáculos que o profeta Elias teria de superar para chegar ao rei; além, é claro, do fato de Acabe ter mandado matar todos os profetas do Senhor, influenciado por sua vil e maquiavélica mulher, Jezabel!  Elson de Assis.

05 novembro, 2011

A MISSÃO DE ELIAS!!

Elias, um homem guiado pelas mãos de Deus.
Só mesmo o Altíssimo para realizar algo tão inusitado: fazer de um completo desconhecido um homem mais honrado, famoso e importante que um rei_ o qual, apesar de sua devassidão moral e de seus desvarios, foi um vitorioso general que triunfou em várias batalhas e conseguiu conduzir o povo sem maiores oposições! Com certeza, esta é uma das formas de o Senhor nos ensinar que, para Ele, o importante não é o homem, muito menos a posição social, política, cultural ou financeira deste, e sim a fidelidade e fé que tal homem deposita nele.
Também aprendemos que, para sermos um instrumento da graça, de vida, justiça, salvação e verdade nas poderosas mãos do nosso amado Senhor, basta crermos nele, nas Suas gloriosas promessas e no Seu infinito amor e poder. Mas precisamos crer de todo o nosso coração! Foi isto que Jesus afirmou em marcos 9.32: se tu crer; tudo é possível ao que crêr! Sabemos que, na Bíblia, o nome geralmente personifica o caráter ou a missão da pessoa. No caso de Elias, este fato fica bem explícito, pois seu nome, que significa Jeová é Deus, é formado por dois vocábulos: El (poder)+ Yah (abreviação de Yahweh, Deus eterno), os quais nos revelam que Deus eterno e todo poderoso era o mentor e o poder por trás de Elias. O nome do profeta também fala de sua missão de revelar a todos quem é o único e o verdadeiro Senhor, digno de ser amado, adorado e obedecido.
Logo, a difícil missão de Elias não se resumia a um simples ato de protesto contra as atrocidades e abominações de Acabe e de sua vil mulher, Jezabel.
A missão do profeta era a de reconduzir o povo a descobrir que só o Senhor é Deus {I Reis 18.39}.Elson de Assis.

30 outubro, 2011

Elias, um confrontador: Morte de Jezabel e Acabe!!


Após a morte de Jezabél, Acabe morreu na batalha em Ramote Gileade contra Ben-Hadade II,
conforme profecia de Micaías -  (IReis 22). Foi em meio a toda degeneração e este cenário perigoso, hostil e diabólico, onde havia o ardente e maquiavélico desejo de extermínio dos santos do Senhor, que Deus levantou, do meio do povo, numa terra distante (Tisbe), um ilustre desconhecido, Elias, para se opor, protestar, denunciar e revelar as sandices, os desmandos e as crueldades de Acabe e Jezabel. Elias foi boca de Deus contra a extrema depravação moral e espiritual que havia levado os israelitas á profunda apatia espiritual. O profeta convocou o povo a um verdadeiro arrependimento, a abandonar a idolatria, a reconstruir o altar e a voltar-se para Deus e para Sua fiel e infalível Palavra. Elias incentivou Israel a crer nas promessas do Senhor, em Seus profetas e a restaurar o culto, com a adoração e os sacrifícios previstos na lei, ao único e verdadeiro Senhor, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
O profeta Elias foi um instrumento de Deus contra os desmandos de Acabe e da maquiavélica Jezabel.
Ao começar seu ministério de forma decisiva e corajosa, confrontando os profetas de Baal e Asera e não recuando diante do perigo, das ameaças e do iminente risco de morte, Elias demonstrou não temer o vil e desvairado Acabe, ensinando a todos que estava certo quanto á sua crença e missão e que vivia seguro e muito bem guardado pelas poderosas mãos do grande Eu Sou. Assim, a história de Acabe e de seu vergonhoso reinado é mais conhecido hoje por causa da história de Elias.   Elson de Assis. 

25 outubro, 2011

CURIOSIDADES BÍBLICAS!!

Êxodo _ Chave: Redenção _ Êxodo; saída.

Comentário: 

Assim como Gênesis é o livro dos começos, Êxodo é o livro da redenção. O livramento dos israelitas oprimidos do Egito é tipo de toda a redenção.( Corintios 10:11). A severidade da escravidão no Egito (tipo do mundo) e Faraó (um tipo de Satanás). Exigiam por assim dizer, a preperação do libertador Moisés ( 2:1-4:31), um tipo de Cristo. A luta com o opressor (5:1-11:10) culmina com a partida (grego, êxodo ou saída) dos hebreus do Egito. São remidos pelo sangue do cordeiro pascoal (12:1-28) e pelo poder de Deus manifesta na travessia do mar Vermelho (13:1-14:31) A experiência da redenção, festejada mediante o cântico triunfal dos redimidos (15:1-21), é seguida pela prova que têm de enfrentar no deserto (15:22-18:27). No monte Sinai a nação redimida aceita a lei (19:1-31:18). O não depender da graça conduz a infração e á condenação (32:1-34:35). Contudo, triunfa a graça de Deus ao ser dado ao povo o tabernáculo, o sacerdócio e os sagrifícios, mediante os quais o povo redimido podia adorar o Redentor e ter comunhão com ele (36:1-40:38). Autor: Embora o livro de êxodo não declare em nenhum lugar que Moisés fosse seu autor, toda a lei abrangida pelo Pentatêuco, que compreende principalmente a parte que se estende desde Êxodo 20 e atravessa o livro de Deuteronômio, declara mediante termos positivos e explícitos seu caráter mosáico. Afirma-se que Moisés é o escritor do livro do pacto (capítulos 20a23) que abrange os dez mandamentos bem como os juízos e as ordenanças que os acompanham (24:4,7). Afirma-se que o assim chamado código sacerdotal, que se ocupa do ritual do tabernáculo e do sacerdócio que figura no restante de livro do Êxodo (exceto os capítulos 32 a 34), foram dados diretamente por Deus a Moisés (25:1,23,31). e assim por diante). O levantamento do tabernáculo apresenta-se como um trabalho "segundo o Senhor havia ordenado..."Tanto esta terminologia como outras semelhantes aparecem muitas vezes nos capitulos 39e40. A paternidade literária mosaica é igualmente ressaltada numa destacada seção narrativa: a vitória de Israel sobre Amaleque(17:4). Em uma referência tomada do capitulo 3 do Êxodo, o Senhor Jesus denomina o Pentateuco em geral e o Êxodo em particular, "o livro de Moisés"(Marcos 12:26). A atual exegese conservadora, bem como a tradição, sempre afirmaram que Moisés é o autor. As teorias de alguns críticos não nos oferecem substitutivo adequado para a autenticidade mosaica.  Merrill F. Unger Doutor em Filosofia e letras.

24 outubro, 2011

CURIOSIDADES BÍBLICAS!!

Gênesis chave: Princípio _ Gênesis; do Grego_genesis, origem.

Comentário: Gênesis pode ser descrito com exatidão como o livro dos inícios. Pode ser dividido em duas porções principais. A primeira parte diz respeito á história da humanidade primitiva (caps.1.11). A segunda parte trata da história do povo específico que Deus escolheu como o Seu próprio ( caps.12-50). para si. O autor apresenta o material de forma extremamente simples. Oferece dez "histórias que podem ser prontamente percebidas segundo o esboço do livro. Algumas dessas histórias são breves e muito condensadas, mas, não obstante, ajudam a completar o conteúdo. É bem possível que o autor do livro tenha empregado fontes informativas, orais e escrita, pois seus relatos remontam á história mais primitiva da raça humana. Embora muito se tenha escrito sobre o assunto das possíveis fontes literárias do livro de Gênesis, há muitas objeções válidas que nos impedem de aceitar os resultados da análise destas "fontes".O livro de Gênesis salienta, por todas as suas páginas, a desmerecida graça de Deus. Por ocasião da criação do mundo, a graça se exibe na maravilhosa provisão preparada por Deus para as Suas Criaturas. Na criação do homem, a graça de Deus se manifesta no fato que ao homem foi concedida até mesmo a semelhança com Deus. A Graça de Deus se evidencia até mesmo no dilúvio. Abraão foi escolhido, não por merecimento. mas antes. devido ao fato de Deus ser cheio de graça. Em todos os seus contatos com os patriarcas. Deus exibe grande misericórdia: sempre recebem muito mais favor do que qualquer deles poderia ter merecido. Há uma outra importante característica do livro de Gênesis que não se pode esquecer, a saber, o modo eminentemente satisfatório pelo qual responde nossas perguntas sobre as origens. O homem sempre haverá de querer saber como o mundo veio á existência. Além disso.sente bem dolorosamente o fato de que alguma grande desordem caiu sobre o mundo. e gostaria de saber qual a sua natureza; em suma, preocupa-se em saber como o pecado e todas suas tremendas consequências sobrevieram. E finalmente. o homem precisa saber se existe alguma esperança básica e certa de redenção para este mundo e seus habitantes de que consiste essa esperança. e como veio a ser posse do homem. AUTOR: Ninguém pode afirmar com absoluta certeza que sabe quem esvreveu o livro de Gênesis. Visto que Gênesis é o alicerce necessário para os escritos de Êxodo a deuteronômio. e visto que a evidência disponível indica que Moizés escreveu esses quatros livros, é provável que Moisés tenha sido o autor do próprio livro de Gênesis. A evidência apresentada pelo Novo Testamento contribui para essa posição (cfe. especialmente João 5:46-47). Lucas 16:31;24:44). Na tradição da Igreja, o livro de Gênesis tem sido comumente designado como Primeiro Livro de Moisés. nenhuma evidência em contrário tem sido capaz de invalidar essa tradição. Traduzido por João Bentes.

17 outubro, 2011

O Arrebatamento video impressionante 1

13 outubro, 2011

Elias, um confrontador de Acabe e da idolatria!!

Elias é um dos mais enigmáticos personagens da Bíblia. Surge no cenário num momento em que Israel vivia um caótico declínio espiritual, moral, emocional e estava perdendo a sua identidade como nação eleita por Deus; num momento em que os israelitas estavam sendo conduzido á idolatria e á depravação moral e espiritual pelo vexatório, degradante e vil reinado do presunçoso Acabe, o pior de todos os Reis de Israel. Esse monarca, filho de Onri, reinou sobre Israel, em Samaria, aproximadamente de 874 a853 a.C.,por 22 anos. era um homem sem caráter, pervertido, com uma personalidade fraca e influenciável, que se casou com a satânica Jezabel, filha de Etbaal, rei de Tiro e sumo sacerdote de Astarote, que a doutrinou nas mesmas ideologias e práticas idólatra. Um casamento desses era uma afronta á Lei de Deus; e, praticado por um líder de Israel, era um péssimo exemplo para o povo. Como se isto não bastasse, segundo a narrativa bíblica:{Acabe}-
fez o que o Senhor reprovava, mais do que qualquer outro antes dele. ele não apenas achou que não tinha importância cometer os mesmos pecados de Jeroboão de Etbaal, rei dos sidônios, e passou a prestar culto a Baal e a adorá-lo. No templo de Baal, que ele mesmo tinha construído em Samaria, Acabe ergueu um altar para Baal. Fez também um poste sagrado. Ele provocou a ira do Senhor, o Deus de Israel, mais do que todos os Reis de Israel antes dele. {I Reis 16.30-33}. Continua.
...............................................................................................................................
Esse texto indica que Acabe, se seguindo o mau exemplo de Jeroboão, edificou um templo a baal, onde havia um altar no qual aquele rei oferecia sacrifícios. Acabe também adotou postes-ídolos, imagens, provavelmente símbolos fálicos, postas em altares espalhados nos lugares altos e nos bosques, para fins de cultos ao deus da fertilidade. Tais práticas pagãs eram abomináveis a Deus. O rei Acabe, por influência da mulher, acabou perseguindo e mandando matar quase todos os profetas do Senhor na frustrada tentativa de evitar que eles confrontassem os pecados, as maldades, as covardias e a extrema corrupção dos monarcas de Israel. E, três anos após a morte de Jesabel, Acabe morreu na batalha em ramote Gileade contra Ben-HadadeII, conforme profecia de Micaías {I Reis 22}.  Elson de Assis. 

09 outubro, 2011

A saga de Elias: Continua 02.

4- O encontro de Elias com Obadias, um servo de Acabe, pedindo-lhe que informasse ao rei que o profeta desejava falar-lhe. 5- O encontro de Elias com Acabe, que se deu no lugar indicado pelo profeta (o monte Carmelo).
Elias propôs ao rei um desafio aos profetas de Baal, na presença do povo israelita. Acabe aceitou. 6- O desafio no monte Carmelo, onde os 450 profetas de Baal e os 400 Asera realizaram sacrifício e clamaram a Baal em alta voz, mas o ídolo permaneceu mudo, envergonhando-os diante de todos. Em contra partida, Elias, após reedificar o altar de Israel e oferecer o sacrifício, derramando aproximadamente 12 litros de água sobre este, orou, clamando que o verdadeiro Deus e Senhor, respondesse com fogo, e este prontamente ouviu o profeta, enviou fogo e consumiu o sacrifício oferecido por Elias.
Todo povo se convenceu de que só o Senhor é Deus!
Elias decretou a morte das profetas de Baal, e depois fugiu para o deserto com medo da ira de Jesabel, que prometeu matá-lo. 7- No deserto de horebe, Elias foi sustentado e animado por Deus. Recebeu a ordem de ungir Eliseu como seu sucessor, Jeú como sucessor de Acabe, e Hazael como novo rei da Síria, que mataria Acabe. Esses momentos são comentados neste estudo, no qual enfatizamos as cinco lições que a fama escondeu de Elias, e uma lição que escondeu de Elizeu. Escritor: Elson de Assis.